sexta-feira, 18 de novembro de 2011

As Enchentes no Parque Mambucaba

          Não é de hoje que nos solidarizamos com a comunidade do Parque Mambucaba, visto que nos idos de 1984/89, mesmo sem residir no bairro, participei da associação de moradores, na época presidida pelo Sr. Orli.  Desde aquela época observamos frequentemente o sofrimento dos moradores com as enchentes, provocadas pela falta de obras de infra-estrutura no Rio Mambucaba.
         Não só as perdas patrimoniais são significativas, para uma população já há muito esquecida pela Poder Público, mas também o dano moral suportado pelas famílias, que tem de deixar seus lares e seus pertences do mais alto valor sentimental, para abrigarem-se durante dias em escolas, em convívio coletivo, sem qualquer tipo de privacidade, retirando totalmente suas vidas do trilho da normalidade e da dignidade condizente à pessoa humana.      
         Urgente medida se faz necessária para impedir, de uma vez por todas, que este tormento seja uma constante na vida destas pessoas. É preciso um projeto eficiente que possa dragar e manter o nível do Rio em condições seguras para a população que ali reside.
        Em recente Audiência Pública, realizada pela Câmara de Vereadores, sobre as Usinas Nucleares apresentei diversas propostas de interesse de Angra dos Reis e uma delas era especificamente a respeito do Rio Mambucaba. Na oportunidade, pude discorrer sobre a importância do bairro para o desenvolvimento econômico do Município, do Estado e do País, uma vez que sedia três Usinas Nucleares que alimentam a rede interligada de energia elétrica do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.
        Portanto, não é favor algum ao Parque Mambucaba receber tratamento diferenciado dos Governos Municipal, Estadual e Federal, no que tange à dragagem e infra-estrutura do Rio Mambucaba, podendo perfeitamente ser inseridas nas obras do PAC – do Governo Federal.
         Tal enquadramento propiciará que seja aberta uma licitação para uma obra de grande porte, onde participariam grandes empresas, incluindo a construção da mini-hidrelétrica, que deverá ser construída no Rio Mambucaba a fim de gerar energia para a refrigeração das Usinas Nucleares, em caso de catástrofe natural, com vistas a prevenir os acidentes ocorridos com as Usinas do Japão.          
         Não podemos mais aceitar medidas paliativas, que somente gastam o dinheiro público e não resolvem o problema. O Parque Mambucaba necessita de um projeto de grande porte, à altura de sua importância política e econômica e que ponha um ponto final, de uma vez por todas, com o fantasma das enchentes.

         Como cidadão não devo, como advogado não posso e não quero aceitar que o município de Angra dos Reis não consiga apresentar um projeto e que não tenha capacidade de articulação política para inserir o Rio Mambucaba nas obras do PAC.
         Somente assim poderemos vislumbrar um futuro à altura das possibilidades do Parque Mambucaba e garantir mais conforto e segurança a esta população, que tanto já sofreu com a inércia e com o descaso do Poder Público.

         Celso General
            Advogado

Nenhum comentário: